Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010



Praticando 5s

Passos para a implantação

  • Primeiro Passo
Para dar início à implantação dos Conceitos 5S é essencial envolver todas as pessoas da organização ou da Empresa.




 
 
 
 
 
 
 
 
  •   Segundo Passo
Dividir a empresa em áreas físicas onde, a equipe daquela área, pretende implantar os 5 Sensos.



 Exemplos:


  •  Carpintaria
  • Manutenção Civil
  • Ferramentaria
  • Depósito  
  • Escritórios  
  • Restaurante  
  • Oficina de equipamentos móveis
  • Área de arquivos

  • Terceiro Passo
Após definidas as áreas físicas onde serão implantados os 5 Sensos, deve-se observar cada
um dos ítens:













Espaço:

Local próprio para a execução de tarefas, transito de pessoas, equipamentos, materiais ou área para guarda/depósito de ferramentas, materiais, equipamentos, matéria prima e dispositivos.



Ex: Salas, oficinas, cozinha, depósitos, etc.

Mobiliário:

Bens utilizados para acomodar pessoas, materiais ou equipamentos, decorar ambientes ou ainda guardar documentos.



Ex: Cadeira, mesa, arquivo, armário, estante, porta-clips, escada, quadro, etc.

Dispositivos:

Todo equipamento mecânico, elétrico ou eletrônico utilizados na execução de uma tarefa, de forma acessória.



Ex: Terminal de computador, luminárias, tomadas elétricas, extintor de incêndio, calculadora, ferramentas manuais, grampeador, etc.

Documentos:

Toda informação e/ou comunicado que tenha como meio o papel ou registro eletrônico e cuja finalidade seja servir de consulta, leitura, fonte de dados ou estudo.



Ex: Relatórios, gráficos, folha de dados, livros, boletins, manuais, mensagens de correio eletrônico, software, etc.

Matéria-Prima:

Material de consumo empregado ou utilizado para:

Desenvolver as atividades ou executar as tarefas


Proteção da equipe


Conforto da equipe


Ex: Fios, cabos, peças de reposição (componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos), material de limpeza e higiene, caneta, blocos de papel em branco, clips, borracha, impressos e formulários virgens, EPI ( Equipamentos de Proteção Individual), copos para café, água, etc.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Viver 5S - Naturalmente 5S

5s e a cidadania

O Programa 5S propõe cinco iniciativas, cinco ações que visam transformar o ambiente de trabalho. Ao fazer isso, entretanto, transforma também à atitude das pessoas com relação a esse ambiente, aos seus colegas e a si mesmas.



O programa 5s além de ser uma ferramenta administrativa, também tem como objetivo a reeducação das pessoas; todos gostam em trabalhar ou viver em um ambiente arrumado, sem bagunça, limpo e agradável.


A metodologia deve ser aplicada também fora do ambiente de trabalho, deve ser implementado nas casas, nas ruas, no bairro, na cidade e etc. Para que possamos viver em um mundo agradável.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Importância do 5S nas empresas

As empresas buscam cada vez mais sistemas de gerenciamento mais produtivos, evidenciando a redução dos desperdícios e visualizando a capacitação técnica das pessoas, têm investido nos mais diversos programas de qualidade total.



Sendo a preocupação com a qualidade, condição de pré-existência das organizações e não somente um diferencial, tornou-se indispensável prever as necessidades exigidas pelo mercado e para isso faz-se necessário que haja atitudes de colaboração e iniciativa por parte de todos os envolvidos e o compromisso com os resultados.



Uma das ferramentas de qualidade Total é o Programa 5S, e com a sua implantação na organização acredita-se poder gerar um ambiente saudável, o crescimento da harmonia na empresa, contribuição para o clima organizacional e a motivação elevada dos colaboradores.
                      
    Antes e Depois                                                                           

Implementação

Em geral, o 5S é usado com outros conceitos tais como SMED, TPM, e Just in Time. A disciplina dos 5S requer o descarte daquilo que não é mais utilizado com o propósito de obter as ferramentas e partes necessárias. Isto é um dos princípios fundamentais do SMED, que por sua vez catalisa a produção Just in Time. O primeiro passo no TPM é a limpeza das máquinas, um dos procedimentos do 5S. Masaaki Imai inclui o uso do 5S em seu livro [1] sobre o Kaizen.
 
 
Há quem diga que praticar o 5S é praticar "bons hábitos" ou "Bom senso". A pesar da simplicidade dos conceitos e da facilidade de aplicação na prática, a sua implantação efetiva não constitui uma tarefa simples. Isto porque a essência dos conceitos é a promoção de mudança de atitudes e hábitos das pessoas. Hábitos e atitudes essas, construídos e incorporados pela convivência e experiência dessas pessoas ao longo de suas vidas.


De repente, ao tomarmos conhecimento destes conceitos tão óbvios, nos sentimos seduzidos a iniciar já a sua implantação. Mas certamente, as atitudes e hábitos decorrentes da prática do 5 S vão se chocar com os nossos hábitos e atitudes incorporados na nossa maneira de ser e agir.


Este constitui um aspecto crítico da implantação. É a dificuldade de "romper" com os conceitos e pré-conceitos arraigados em nós. É preciso que seja criado clima adequado e condições de alavancagem desta mudança. É preciso dar suporte àqueles que estão conseguindo "romper" e ajudar àqueles que ainda não o fizeram, para que possam seguir a mesma direção dos outros. Este rompimento precisa ser espontâneo para que tenha condições de se perpetuar, removendo de forma definitiva velhos hábitos e atitudes e substituindo-os por outros.


A prática destes conceitos de maneira forçada, pode promover uma mudança apenas aparente, existente até que cesse a força que o impeliu a adotar aquela atitude de falsa mudança.


Portanto, a Implantação do Programa 5 S precisa ser sistematizada e planejada em todos os passos, se quisermos garantir a longevidade da mudança incorporada pela adoção daqueles conceitos simples. Quanto maior e mais complexa a organização, maior será a necessidade desta estruturação e mais detalhada ela devera ser.


No ambiente familiar, a implantação é muito mais simples, não somente pelo número de pessoas envolvidas, mas principalmente pela natureza das relações entre estas pessoas, onde a credibilidade, a confiança, o respeito mútuo e a união estão fortemente sendo exercitados, construídos e compartilhados entre os seus membros.


Da mesma forma, a natureza e intensidade das relações presentes no ambiente organizacional vão influenciar fortemente e podem constituir fator de sucesso ou insucesso na implantação dos 5 S. A implantação será tão mais facilitada quanto mais o clima organizacional se aproximar do modelo das relações familiares.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Benefícios

Os principais benefícios da metodologia 5S são:



•  Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.


• Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. O acúmulo excessivo de materiais tende à degeneração.


• Melhoria da qualidade de produtos e serviços


• Menos acidentes do trabalho.


•  Maior satisfação das pessoas com o trabalho.





















Como Surgiu?

O 5S é uma metodologia surgiu na década de 50 é de origem japonesa para a organização de quaisquer ambientes, principalmente os de trabalho. É composta de cinco princípios ou sensos, cujas palavras transliteradas para o nosso idioma, iniciam-se com a letra "S". O 5S pode ser aplicado em qualquer ambiente, inclusive espaços ao ar livre, residências, pequenos ambientes e até na organização de apenas um armário ou bolsa.

Os 5 Ss são:
Seiri (整理): Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.


Seiton (整頓): Senso de ordenação. Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.
Seisō (清掃): Senso de limpeza. Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.
Seiketsu (清潔): Senso de Normalização. Criar normas e sistemáticas em que todos devem cumprir. Tudo deve ser devidamente documentado. A gestão visual é fundamental para fácil entendimento de cada norma.

Shitsuke(躾): Senso de autodisciplina. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores.